Em nossa vida diária, é comum que convivamos com perguntas que não tenham respostas ou até mesmo, sejam difíceis de responder. Um exemplo clássico é "Por que o Mar Vermelho é azul?"
Essa é uma pergunta que se fizermos assim, de surpresa, poucos saberão responder e mesmo assim, todas as respostas que se tem hoje, não são certas. Não passam de hipóteses. Mas no mundo do RPG, isso pode ser diferente.
Uma das principais regras para que o mestre não deixe perguntas sem resposta, é sempre pensar um pouco a frente do personagem. Como por exemplo. "Mestre, estive pensando. Porque o mago negro resolveu jogar uma maldição apenas no nosso grupo, se outros mercenários estavam também atrás dele?", ora, você como mestre, sabe que essa maldição pode ter sido usada intencionalmente como um gancho futuro ou algo do tipo. Mas essa é uma questão pertinente para o player, então, o mestre deve ter uma explicação razoável para isso. Por isso, é bom sempre estar preparado para isso.
Quando colocar uns players dentro de uma floresta cheia de orcs, faça sempre um apanhado histórico para si. Criando uma explicação de como eles chegaram até ali, já que são criaturas da montanha e não de florestas. A mesma coisa de ter um Dragão preso dentro de uma dungeon onde até mesmo um anão teria dificuldade de entrar. Como diabos ele teria ido parar ali? Isso tudo deve ser planejado com antecedência para não haver perguntas sem respostas.
É importante é sempre termos em mão a maior arma e a mais essencial para um mestre de RPG. O improviso.
Quando, por algum motivo um personagem fizer alguma pergunta que você não tenha planejado, não hesite em improvisar. Com sorte, é capaz de sair até um novo gancho para sua aventura.